Há mais de uma década eu ouvi dizer que já existia no espaço, fora de nosso planeta, girando em torno dele, mais de 10 toneladas de lixo espacial. Quem faz a coleta? Ela é seletiva?
Redação
São Paulo, 18 de março de 2023
1 Minuto.
Como se não bastasse a ameaça de cometas e asteroides vagantes espaciais, muitos dos quais passando próximos ao nosso planetinha azul, e calibrando rotas de queda e colisão, agora, ou melhor, já faz tempo, temos de nos preocupar e ocupar com a possibilidade de pedaços de satélites e de outros equipamentos caírem sobre nossas cabeças.
Isso pode parecer piada, mas não é. A quantidade é enorme e mesmo que alguém defenda a ideia ridícula de uma barreira a mais a nos proteger, contra acidentes ou ataques do espaço, os cuidados a serem tomados extrapolam os avanços tecnológicos e a falta de medidas protetivas.
Felizmente, alguém da agência espacial europeia e outras instituições já estão projetando módulos robóticos específicos para serem lançados e depois recolhidos com sua carga poluente. A questão subjacente é: uma vez recolhido o lixo, onde ele ficará? Aqui no solo, claro! A não ser que ele caia, “acidentalmente” nos oceanos… São poluentes. Sim, mas em que níveis?
Os pedaços já caem aos montes e podem ser confundidos com outros objetos que cruzam os céus e nos enchem de prazer visual. Mas, o perigo existe.

Números alarmantes…
Dados mais recentes relacionados a detritos espaciais, fornecidos pelo Escritório de Detritos Espaciais da ESA no ESOC, Darmstadt, Alemanha, apresentam números e quantidades intrigantes. Estas informações foram atualizadas pela última vez em 22 de dezembro de 2022.
Número de lançamentos de foguetes desde o início da era espacial em 1957:
*Cerca de 6370 (excluindo falhas)
Número de satélites que esses lançamentos de foguetes colocaram na órbita da Terra:
*Cerca de 15070
Número destes ainda no espaço:
*Cerca de 9790
Número destes ainda funcionando:
*Cerca de 7200
Número de objetos de detritos rastreados regularmente pela Space Surveillance Networks e mantidos em seu catálogo:
*Cerca de 32300
Número estimado de separações, explosões, colisões ou eventos anômalos resultando em fragmentação:
*Mais de 640
Massa total de todos os objetos espaciais na órbita da Terra
*Mais de 10700 toneladas.
Nem todos os objetos são rastreados e catalogados. O número de objetos de detritos estimados com base em modelos estatísticos para estar em órbita (captados e relatados pelo sistema MASTER-8, população futura 2021) é:
*36500 objetos de detritos espaciais maiores que 10 cm
*1000000 objetos de detritos espaciais de mais de 1 cm a 10 cm
*130 milhões de objetos de detritos espaciais de mais de 1 mm a 1 cm
Aqui tamanho importa, e muito!
Segurança Espacial da Agência espacial europeia:
https://www.esa.int/Space_Safety