Microrobots em nossos Músculos

Microrobots em nossos Músculos

Já faz algum tempo que as pesquisas em Microrrobôs integrados in situ acionados por músculos artificiais construídos a partir de motores biomoleculares acontecem. Eles foram desenvolvidos para aplicações no domínio submilimétrico, como manipulação de microobjetos e microcirurgia.

da Revista Science

São Paulo, 29/09/2022

2 Minutos

Um rápido progresso foi alcançado no desenvolvimento de componentes miniaturizados para sistemas microrobóticos, resultando em uma variedade de microatuadores funcionais e componentes macios para a criação de microrrobôs não vinculados. No entanto, a integração de microcomponentes, especialmente a montagem de atuadores e componentes mecânicos, ainda é demorada e possui restrições inerentes, limitando a fabricação eficiente de microrrobôs e suas potenciais aplicações.

Aqui, propomos um método de fabricação de microrrobôs in situ inspirado na construção de microssistemas em organismos vivos. Em um chip microfluídico, componentes mecânicos de hidrogel e atuadores musculares artificiais são sucessivamente fotopadronizados a partir de pré-polímeros de hidrogel e motores biomoleculares, respectivamente, e integrados in situ em microrrobôs funcionais. O método proposto permite a fabricação rápida de microrrobôs por meio de operações simples e materiais acessíveis, proporcionando funções versáteis através do controle espaço-temporal preciso da integração in situ e reconfiguração de músculos artificiais.

Para validar o método, fabricamos microrrobôs para eliciar diferentes movimentos e robôs on-chip com características únicas para aplicações microfluídicas. Este estudo pode estabelecer um novo paradigma para a integração de microrrobôs e levar à produção de microrrobôs biohíbridos exclusivos com várias vantagem e integrados in situ em microrrobôs funcionais. O método proposto permite a fabricação rápida de microrrobôs por meio de operações simples e materiais acessíveis, proporcionando funções versáteis através do controle espaço-temporal preciso da integração in situ e reconfiguração de músculos artificiais. Para validar o método, fabricamos microrrobôs para eliciar diferentes movimentos e robôs on-chip com características únicas para aplicações microfluídicas.

Este estudo pode estabelecer um novo paradigma para a integração de microrrobôs e levar à produção de microrrobôs biohíbridos exclusivos com várias vantagens. e integrados in situ em microrrobôs funcionais. O método proposto permite a fabricação rápida de microrrobôs por meio de operações simples e materiais acessíveis, proporcionando funções versáteis através do controle espaço-temporal preciso da integração in situ e reconfiguração de músculos artificiais.

Microrobots em nossos Músculos

Para validar o método, fabricamos microrrobôs para eliciar diferentes movimentos e robôs on-chip com características únicas para aplicações microfluídicas. Este estudo pode estabelecer um novo paradigma para a integração de microrrobôs e levar à produção de microrrobôs biohíbridos exclusivos com várias vantagens.

O método proposto permite a fabricação rápida de microrrobôs por meio de operações simples e materiais acessíveis, proporcionando funções versáteis através do controle espaço-temporal preciso da integração in situ e reconfiguração de músculos artificiais. Para validar o método, fabricamos microrrobôs para eliciar diferentes movimentos e robôs on-chip com características únicas para aplicações microfluídicas.

Este estudo pode estabelecer um novo paradigma para a integração de microrrobôs e levar à produção de microrrobôs biohíbridos exclusivos com várias vantagens. O método proposto permite a fabricação rápida de microrrobôs por meio de operações simples e materiais acessíveis, proporcionando funções versáteis através do controle espaço-temporal preciso da integração in situ e reconfiguração de músculos artificiais.

Para validar o método, fabricamos microrrobôs para eliciar diferentes movimentos e robôs on-chip com características únicas para aplicações microfluídicas. Este estudo pode estabelecer um novo paradigma para a integração de microrrobôs e levar à produção de microrrobôs biohíbridos exclusivos com várias vantagens.

S. Zhang, EY Scott, J. Singh, Y. Chen, Y. Zhang, M. Elsayed, MD Chamberlain, N. Shakiba, K. Adams, S. Yu, CM Morshead, PW Zandstra, AR Wheeler –
The optoelectronic microrobot: Uma caixa de ferramentas versátil para micromanipulação.
Proc. Nacional Acad. Sci. 116 , 14823-14828 (2019).

Você pode acessar a íntegra do artigo clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.