Os Caminhos da Ciência no Mundo

Os Caminhos da Ciência no Mundo

Ricardo Guedes opera de Belo Horizonte-MG como CEO da Sensus Pesquisa aqui no Brasil. PhD pela Un. de Chicago, de onde saiu Milton Friedman (um apologista do “livre-mercado” – sqn – segundo apologistas da escola austríaca Ludwig von Mises Institute e do Center for Libertarian Studies). Sem entrar no mérito ideológico destas questões, Ricardo Guedes produziu uma sequência de textos sobre as Ciências, seu surgimento e desenvolvimento, a partir de análises e artigos condensados (‘cápsulas analíticas‘) para a revista AEscolaLegal e sua plataforma, adensando o conteúdo da Ciência&Você, tornando-a assim, mais educativa, mais ao gosto de leitor generalista.

Editor

São Paulo, 22 de Setembro de 2022.

1 Minuto.

Estes artigos também podem ser lidos na revista AEscolaLegal, no formato mais comprometido com o projeto de Educação amplificada.

Eis a sequência inicial de cada um deles:

A ciência experimental surgiu nos séculos XV e XVI na Itália tendo como base social de apoio a burguesia italiana interessada na queda de dogmas políticos. Na Inglaterra, a ciência se desenvolveu nos séculos XVI e XVII a partir das ideias Baconianas de progresso e da Reforma Protestante, na ênfase da ação racional dos indivíduos e da coletividade.

Na França do século XVIII, o apoio à atividade científica resultou da expectativa tecnológica do governo francês com relação a seus resultados. Na Alemanha do século XIX, o apoio à atividade científica decorreu da busca do conhecimento para a formação de um espírito alemão, com a geração autônoma de filosofia e ciência.

Nos Estados Unidos dos séculos XIX e XX, a atividade científica teve como base social de apoio a expectativa de racionalidade e de desenvolvimento da sociedade, através da introdução da atividade de pesquisa nas universidades, com departamentos acadêmicos em equivalência aos departamentos das empresas na iniciativa privada, gerando a combinação do dueto universidade e empresa como elo propulsor do desenvolvimento.

Seguem-se os links de cada um dos artigos, ou, se preferir, digite na lupa – pesquisar no site AEscolaLegal.
Ciência experimental na Itália: https://aescolalegal.com.br/surgimento-da-ciencia-experimental/
Ciência na Inglaterra: https://aescolalegal.com.br/modelo-ingles-de-ciencia/
Ciência na França: https://aescolalegal.com.br/modelo-frances-de-ciencia/
Ciência na Alemanha: https://aescolalegal.com.br/modelo-alemao-de-ciencia/
Ciência nos EUA: https://aescolalegal.com.br/modelo-americano-de-ciencia/

Esperamos, brevemente, artigos de Ricardo Guedes sobre o desenvolvimento das Ciências na Rússia, no Japão e em parte do Oriente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.