Tambaqui - o Peixe do Amazonas

Tambaqui – o Peixe do Amazonas

A Psicultura é uma prática realizada a muitos anos e refere-se à criação de peixes, principalmente em água doce.

Gleycon Silva – Tatiana Ramos

Manaus – AM – 15 de Julho de 2027

1 Minuto

A associação Brasileira de Piscicultura, cita que a piscicultura brasileira avançou 5,93% em 2020 com produção de 802.930 toneladas. Enquanto que em 2019 foram 758.006 toneladas, com uma expectativa de futuro auspicioso para os dados do ano de 2022. No Brasil, a psicultura é considerada uma atividade promissora, uma vez que, o consumo de peixe no país cresce de forma ativa, principalmente na Região Norte do Brasil.

A Bacia Amazônia reúne um grande número de espécies de peixes com variedade de tamanho e coloração diferenciada. Os peixes são animais que ocupam com sucesso o ambiente aquático; dos vertebrados eles fazem parte da classe que apresenta um grande número de espécies conhecidas. Atualmente, todas as informações que conhecemos desses animais são fruto do trabalho de pesquisadores que dedicam seu tempo no estudo da vida dos peixes, e, em muitos casos, acarretam na descrição de novas espécies que refletem a riqueza das nossas águas.

Tambaqui - o Peixe do Amazonas
A Bacia do Rio Amazonas abrange 5 países. Em amarelo a área de pesca comercial. (Img. WCS Web)

Dessa forma, vale ressaltar, que conhecer a diversidade de peixes não apenas da Bacia Amazônica, mas de todo o território brasileiro é de extrema importância para a sustentabilidade do nosso planeta. Na Região Norte, a cidade de Manaus se destaca como a capital que tem o Tambaqui como o principal peixe criado em cativeiro.

Tambaqui - o Peixe do Amazonas
Tambaqui – Um adulto pode chegar a 45 Kg. (img Web)

O Tambaqui, Colossoma macropomum, nativo do Brasil, também chamado de pacu vermelho é um peixe muito apreciado por ser rico em proteína, minerais e gordura de boa qualidade. Possui coloração parda na região dorsal, e uma cor mais clara na região ventral, pode apresentar aproximadamente 90 centímetros, e seu peso pode chegar a 45 kg, e todas essas características fazem desse animal o segundo peixe de escamas de maior relevância no Brasil.

O Tambaqui, é um peixe onívoro, com preferência por zooplâncton, frutos e sementes. Para melhorar sua criação muitos estudos já foram e vêm sendo realizado, a fim de verificar o desempenho zootécnico, melhoramento genético, controle de doenças e formulação de rações com ingredientes alternativos, que supram as necessidades nutricionais e reduza os custos da sua produção biológica.

Tambaqui, o peixe do Amazonas
A produção – gráfico. (Img Web)

Além das pesquisas científicas, a psicultura sustentável é de suma importância para a uma produção equilibrada do Tambaqui e demais peixes da bacia Amazônica, com foco nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Uma vez que pensar na preservação do meio ambiente reflete diretamente na criação de peixes, permitindo uma produção com baixo impacto no curso d’água.


Gleycon Silva – Gestor Ambiental – Doutorando em Ecologia – INPA
Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga – Doutora em Entomologia Agrícola pela UNESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.