Livro convida a uma jornada fotográfica e científica pelo berço dos rios brasileiros, ameaçado pelo desmatamento.
Redação
São Paulo, 28 de fevereiro de 2025
3.3 Minutos.
Bioma que abastece as principais bacias hidrográficas brasileiras, o Cerrado é mais do que belas paisagens. Região com uma das maiores biodiversidades do mundo, ele é o berço de importantes rios do país. Assim, para celebrar a importância desse ecossistema e promover a conscientização e a preservação dessa área ameaçada pelo desmatamento e pelos interesses econômicos, o livro “Cerrado: Caixa-D’Água do Brasil“. De fato, a obra reúne um time de especialistas que exploram os segredos, desafios e belezas deste sistema biogeográfico.
De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), somente em 2024, a supressão da mata nativa atingiu 712 mil hectares. Portanto, uma área maior do que o Distrito Federal. Pensando nisso, e diante do cenário alarmante, o presidente do Instituto Latinoamerica e coordenador-geral do livro, Atanagildo Brandolt, reforça a urgência da obra. “Não é apenas um registro das belezas e da diversidade do Cerrado, mas também um chamado à ação, forte e urgente. Ou seja, urge a defesa desse bioma, que é um dos mais ricos e complexos do planeta, e ocupa aproximadamente 25% do território nacional.”
Fomento à preservação
“Cerrado: Caixa-D’Água do Brasil” conta com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Atacadão Dia a Dia. A publicação será lançada em 12 de março, na Biblioteca Nacional. Assim, ainda segundo Brandolt, a obra pretende ser uma ferramenta para educar, sensibilizar e inspirar a conservação ambiental, em tempos de crises climáticas. “Portanto, o livro é também um convite para refletir sobre o impacto de nossas ações e a importância de adotar práticas sustentáveis que garantam a sobrevivência desse bioma para as atuais e futuras gerações.”
Jornada ambiental

Com organização e edição de Caco Schmitt, “Cerrado: Caixa-D’água do Brasil” traz uma análise de temas fundamentais para compreender o segundo maior bioma do país. Para a produção do material, a equipe percorreu diversas nascentes da região, auxiliada por especialistas que trabalham diretamente na preservação desse patrimônio natural.
Schmitt destaca que a obra é também um espetáculo visual, com imagens capturadas pelos fotógrafos Luiz Ávila e Cuba Cambará. “As fotos são mais do que registros; elas traduzem o ponto de vista e a atenção de quem entende a essência do bioma.”
Autores
Em uma abordagem que une ciência, história e sensibilidade ambiental, o livro reúne um time de pesquisadores e especialistas como Altair Sales Barbosa, José Eloi Guimarães Campos, Drielly Souza Rodrigues, Wilson Vieira Júnior e Braulio Ferreira de Souza Dias.
“Cerrado: Caixa-D’Água do Brasil não é apenas um livro, mas uma homenagem ao sistema biogeográfico que abastece boa parte das principais bacias hidrográficas brasileiras e àqueles que lutam pela sua preservação”, conclui Schmitt.
SERVIÇO:
O lançamento do livro “Cerrado: Caixa-D’Água do Brasil” será no dia 12/03. Quarta-feira, a partir das 17h na Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola – DF – Setor Cultural da República, Área Cívica. A entrada é franca.
Ficha Técnica:
Coordenação geral: Atanagildo Brandolt
Organização e edição: Caco Schmitt
Autores: Altair Sales Barbosa, Braulio Ferreira de Souza Dias, José Eloi Guimarães Campos, Drielly Souza Rodrigues, Wilson Vieira Júnior
Fotografias: Luiz Avila e Cuba Cambará
Como funciona a Lei Rouanet – acesse