Suco Espacial Europeu

Suco Espacial Europeu

Missão espacial europeia Juice dará umas voltas na Lua e de lá seguirá em direção ao planeta gigante gasoso Júpiter, onde fará pesquisas nas suas três luas: Ganimedes, Calisto e Europa.

Redação

São Paulo, 24 de Abril de 2023

1 Minuto.

O Juice está equipado com duas câmeras de monitoramento que capturarão partes da implantação do painel solar após o lançamento e, alguns dias depois, a implantação da antena de radar de 16 m de comprimento. Se imagens adequadas forem adquiridas, elas serão disponibilizadas para publicação o mais rápido possível.

Nas duas semanas e meia após o lançamento, o Juice implantará suas várias antenas e booms de instrumentos, que serão relatados no Twitter por @ESA_JUICE e @esaoperations em primeira instância. Um intenso comissionamento de três meses dos instrumentos científicos do Juice também se seguirá.

O primeiro dos quatro sobrevoos com assistência de gravidade no Sistema Solar interno ocorrerá em agosto de 2024 com um auxílio de gravidade lunar-Terra – um sobrevoo da Lua seguido 1,5 dias depois por um da Terra.

O Júpiter Icy Moons Explorer da ESA, ‘Juice’, é a próxima missão ousada da humanidade para o Sistema Solar exterior. Ele fará observações detalhadas do gigante gasoso Júpiter e suas três grandes luas oceânicas – Ganimedes, Calisto e Europa.

Suco Espacial Europeu
Uma vez no espaço, próximo ao planeta Júpiter, ela abrirá seus painéis. Então passará a examinar as 3 luas. (Img Web)
A ‘crise’ da guerra na Ucrânia não interfere (?)

Esta missão ambiciosa caracterizará essas luas com um poderoso conjunto de sensores remotos, geofísicos e instrumentos in situ para descobrir mais sobre esses destinos atraentes como potenciais habitats para a vida passada ou presente.

Juice monitorará o complexo ambiente magnético, de radiação e plasma de Júpiter em profundidade e sua interação com as luas, estudando o sistema de Júpiter como um arquétipo para sistemas gigantes gasosos em todo o Universo.

Juice é lançado em um Ariane 5 do espaço porto da Europa em Kourou (na Guiana Francesa – Am. do Sul) em abril de 2023. Ele tem um cruzeiro de oito anos com sobrevoos da Terra e Vênus para arremessá-lo até Júpiter.

A sonda fará 35 sobrevoos das três grandes luas enquanto orbita Júpiter, antes de mudar de órbita para Ganimedes.

Sob a liderança da ESA com contribuições da NASA, JAXA e da Agência Espacial de Israel, Juice é a missão espacial europeia do momento. É a primeira missão de classe grande no programa Cosmic Vision da ESA.

Siga @ESA_JUICE @esaoperations @ESA_STS e @esascience para cobertura ao vivo do Juice.

Detalhes técnicos sobre o SUCO clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.