Poderão concorrer ao apoio oferecido pelo British Council iniciativas realizadas em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais.
Projeto incluirá garotas na Ciência

Projeto incluirá garotas na Ciência

Nova chamada Serão 30 projetos financiados pelo British Council que promovam a participação de alunas do ensino fundamental e médio nas carreiras científicas e tecnológicas no Brasil.

Agência FAPESP

São Paulo, 31/01 de 2022.

1 Minuto

Cada projeto escolhido poderá receber financiamento de até R$ 15 mil e apoio técnico para o seu desenvolvimento.

A iniciativa do órgão britânico faz parte do Programa Mulheres na Ciência e conta com parceria da Fundação Carlos Chagas (FCC). O programa foi criado para incentivar o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas.

Podem participar do processo de seleção pessoas e instituições, de todas as regiões do Brasil, que já estejam desenvolvendo, há pelo menos dois anos, projetos com foco na inclusão de meninas em temas da ciência.

Poderão concorrer ao apoio oferecido pelo British Council iniciativas realizadas em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais. Os avaliadores levarão em conta questões de representatividade regional para que projetos de todas as regiões do Brasil possam ser considerados.

As lideranças dos projetos selecionados receberão apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e sua interlocução com as discussões de gênero e raça. As atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education Hub, uma parceria entre o King’s College London (Reino Unido) e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação.

As inscrições devem ser feitas até 6 de fevereiro, pelo site da FCC. O resultado da seleção será divulgado em 21 de março.

[N.E.: uma necessidade urgente no Brasil de mais projetos como este, a serem levados às escolas públicas principalmente, é lá onde está o grosso da população estudantil do país, e incentivarem as meninas a adentrarem no mundo das Ciências como combate ao negacionismo e à crença obtusa e acrítica às religiões sem religiosidade que grassam pelo nosso imenso território, em uma cruzada contra a ignorância.]

Mais informações: www.britishcouncil.org.br/mulheres-na-ciencia/garotas-stem/chamada.

ATUALIZANDO – A segunda edição do Workshop Meninas nas Ciências, organizado pelo grupo de pesquisa e extensão Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será realizada na terça-feira (15/03).

O objetivo é incentivar o ingresso de jovens no ensino superior, destacando a presença de mulheres nas diferentes áreas da ciência. A ação busca também motivar o interesse de meninas pelas exatas e pelas tecnologias, para minimizar a lacuna histórica da presença feminina nessas áreas.

O evento é gratuito e contará com duas palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube no canal Meninas nas Ciências.

Às 19 horas, ocorre a primeira palestra com a pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Ceará Margareth Borges Coutinho Gallo, que abordará o tema “Superando desafios”. Em seguida, às 19h40, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron Ingrid David Barcelos ministrará a segunda palestra com o tema “A importância da diversidade na ciência”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do workshop até segunda-feira (14/03). Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos que obtiverem pelo menos 75% de presença nas atividades, além de sorteio de livros da editora da UFSCar.

Mais informações: www.even3.com.br/iiworkshopmeninasnasciencias2022/.
 


 

2 comentários

  1. Excelente iniciativa do British Counsil e Fundação Carlos Chagas. Sem as mulheres e jovens pesquisadoras a ciência sacraliza os viéses analíticos históricos nos diferentes campos de saber.

    1. Sim, mestra Jacqueline. As mulheres devem ocupar todas as posições nas Ciências e em outras atividades humanas, principalmente porque ela têm o condão de trazer à luz toda a humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.